Aula do dia 19.09.2013

Relato parcial da aula do dia 19.09.2013. Quem tiver anotações e puder contribuir com o relato, escreva na forma de comentário abaixo que inseriremos nesta página.

Participantes de Práticas & Narrativas da aula do dia 26.09.2013:

  • Ocupação Manuel Congo (Lurdinha)
  • Coletivo da Casa Nuvem (Aymara)

Grupo 1 – Aulas Anarquismo e Agenda

  • Foram invertidas em relação ao calendário anterior as aulas para debate de Autogestão e Anarquismo. A aula Anarquismo ocorrerá primeiro e a de Anarquismo & Marxismo na sequência.
  • Os textos para a próxima aula teórica serão:
    Rediscutindo o anarquismo… – tem 50 páginas prioritárias;
    Serão incluídos textos sobre autogestão especificamente. Legey ficou responsável por indicá-los.
  • O calendário foi refeito, mas precisa ser cruzado com o que foi refeito na aula passada. (Dica: Clicar sempre que o termo estiver em vermelho)

Grupo 2 – Avaliação

  • As propostas do GT devem ser encaminhadas para o GT Comunicacao e publicadas no blog ao longo da semana, para que as pessoas já possam pensar sobre elas e partirmos mais rapidamente para a deliberação no próximo encontro.

Grupo 3 – Práticas & Narrativas

  • Ler material dos convidados para se preparar para o encontro (busca espontânea ou sugestão dos convidados, podendo ser textos, vídeos, reportagem…). Compartilhar o material encontrado no blog.
  • Modelo de debate com formato de roda, para evitar ser uma palestra.
  • Filmar e colocar no YouTube depois, com o consentimento prévio dos participantes. Natasha se dispos a trazer o material (equipamento de filmagem).
  • Confirmar a participação do Coletivo Nuvem com Aymara. Félix também fará contato com um movimento de rádio livre – a RádioInterferência – para caso o Nuvem não possa vir na próxima semana.
  • Incluir Arte e Autogestao para uma Práticas & Narrativas, apresentando expressões artísticas diversas que estimulem práticas autogestionárias. Quem tiver interesse em participar pode se juntar com o pessoal do Norte Comum (Ocupa Nise) que uma pessoa já se dispor a contactar.
  • Sistematizar propostas e contatos de participantes para os próximos dias de Práticas & Narrativas e ir montando a agenda conforme forem confirmando.
Anúncios

Um pensamento sobre “Aula do dia 19.09.2013

  1. Relato da aula do dia 19 de Setembro

    A aula começa um pouco atrasada, de modo a esperar a chegada de mais pessoas. Mais uma vez, um sentimento inicial de “quem/quando/como começa?” fica no ar. Fernando, responsável por disparar a discussão do texto escolhido, começa puxando o assunto e apresentando o que preparou. Dividido em 3 blocos, primeiro tratou sobre uma contextualização histórica da Comuna de Paris dentro da França e Europa; em seguida, sobre a inserção desse evento dentro da obra de Marx; e, por último, sobre a análise que Marx fez da mesma. Após essa apresentação incial, a turma, já organizada “em círculo” desde o início, começou um debate animado, que durou até a segunda parte da aula (reunião dos GT’s e outras deliberações pendentes).

    Dentre diversas coisas, falou-se sobre: a diferença entre representação e delegação; a questão de como propagar a experiência de autogestão sem um imperativo de arrebanhar pessoas para o “melhor caminho”; a questão de como achar uma espaço numa prática autogestionária entre o compromisso com a assembléia e a urgência de decisão em espaços acostumados com a representação; os acontecimentos e manifestações desde Junho e suas possíveis relações com o tema; a experiência do Centro Acadêmico Franco Seminério (IP- UFRJ) no que diz respeito à sua inserção dentro do movimento estudantil e outros locais de representação na universisade; os limites que poderiam definir a autogestão; o caráter processual e ético presente nessas práticas; sua inserção dentro de movimentos sociais e o fato de não ser possível uma definição puramente abstrata que não leve em conta tais práticas históricas; e ainda outras coisas tantas que agora me fogem.

    Na hora final da aula, dividimo-nos em grupos para retormar algumas questões pendentes no que diz respeito à organização do curso. Optamos então por, nesse encontro de “GT’s” separar 3 grupos para pensar e formular propostas. Foram eles:

    A) grupo para pensar sobre as aulas de “práticas e narrativas”;
    B) grupo para pensar a questão da avaliação;
    C) grupo para pensar as referências das aulas “teóricas” futuras.

    Nos vinte minutos finais voltamos ao formato de roda para que cada grupo apresentasse suas propostas e que a turma as discutisse e acordassem sobre os assuntos.

    Segue abaixo o que cada grupo trouxe e o que já foi acordado no fim da aula:

    [parte já postada e trazida pela Iaci + acrescentar no grupo 1:

    ” -Foi sentida a falta de um texto que botasse a discussão no caminho de pensar mais a autogestão com conceitos/dentro do marxismo. Sentimento geral (do grupo, pelo menos) de que ficou faltando uma parte teórica mais “encorpada”. O que levou a pensar que a aula que teremos sobre anarquismo e marxismo pudesse voltar ao tema do marxismo de modo mais aprofundado. No entando, ainda se trouxe a questão sobre um espaço para relacionar marxismo e anarquismo também de modo mais aprofundado. Sobre essa questão da aula sobre marxismo, ficou para a próxima aula pesquisar e trazer textos que encaixam na proposta.]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s