Aula do dia 24.10.2013

Conforme combinado em 17.10.2013 inserimos aqui algumas referências:

  • Textos sobre as manifestações em curso nas cidades elaborados no curso Análise Institucional em 2013.1. Cabe observar que estes textos estão em debate e em construção, isto é, não são textos prontos. Para acessá-los clique sobre o título:
1) Da importância das ruas e seu potencial transformador (Victor Cumplido, Raphaela Duarte Schwan, Rafael Ostrovski e Júlia Robaina de Almeida)
2) Jornadas de junho: ensaio de um não lugar (Luisa Sader, Laura Mumic e Clara Camatta)
3) Sem título (Bruno Foureaux, Thiago Cunha e Lucas Benjamin)
4) O fórum de lutas contra o aumento da passagem (Aymara Fernández Escobar, Camila Cardozo, Isa Kaplan Vieira, Laura Bloch e Ruan Rocha)
5) Corpo, políticas e cidade (Karoline Ruthes Sodré, Lara Soutto Mayor Vieira e Marina Miceli)
6) Fôrmas legítimas e formas marginais – O “bom” e o “mau” manifestante (Gabriel Weiss Roma, Nina Rosa Nunes, João Pedro, Sofia Nader de Araujo e Vinicius de Moura Barbati)
7) De sem vandalismo pra sem moralismo (Carolina Bissoli e Julia Pierezan Magalhães)
8) Uma análise das manifestações: entre a midia e o facebook (Augusto Vaz de Melo, William Pereira Penna, Jéssica Eloah Torres de Almeida, Renata do Carmo Chiquetto)
9) A atuação policial nas manifestações (Felipe Salvador Grisolia, Gabriel Paula Fonseca, Pedro Legey, Rodrigo Rezende, Claudinei Brunhara)
10) “Para além daquilo que nos parece ser”: uma análise acerca das mídias transmissoras das atuais manifestações (Ana Claudia Damasio, Ana Teresa Rodrigues, Liana Ling Setianto e Lívia Santana)

Relato do encontro:

Nesse encontro de Práticas & Narrativas contamos com a participação da Mayara, para falar da experiência da Assembléia do Largo, e de Alessandro, falando da experiência da Frente Independente Popular. Os participantes apresentaram os movimentos/coletivos dos quais fazem parte, falando um pouco do histórico de surgimento, forma de funcionamento e objetivos. Em seguinda, foram debatidos temas como: métodos de diálogo e ação dos coletivos, falência do modelo baseado em representação, sentimento de unidade como o que mantém os coletivos apesar das divergências internas, dificuldade de ter um consenso entre todos os membros do coletivo, caminhos para a revolução, infiltração e vigilância policial dentro dos coletivos, o papel da psicologia no promoção de práticas autogestionárias (e a parte que cabe à análise institucional e/ou à esquizoanálise nisso) e seletividade da democracia segundo classes sociais.

Depois de cerca de duas horas de debate, entramos na discussão dos grupos de trabalho. Ficou definido que no próximo encontro (31/10) iremos manter parcialmente a assembléia prevista, para que aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da última (realizada por necessidade sentida no encontro do dia 17/10) tenham a oportunidade de se manifestar e trazer suas questões. Nesse dia, o texto previsto acabou não sendo propriamente discutido. Também sentimos falta de uma discussão mais dedicada aos textos sugeridos para o encontro de hoje. Considerando essa como uma lacuna, foi decidido que a bibliografia dos dias 17 e 24/10 deverá ser retomada na primeira metade do próximo encontro (31/10). Com relação à distribuição dos textos entre as pessoas, achamos que seria importante que cada texto tivesse pelo menos uma pessoa responsável por trazer seus principais argumentos para o debate. Essa distribuição será feita espontâneamente por afinidade das pessoas com os textos. Além disso, foi modificado o calendário, ficando o dia 21/11 para Práticas & Narrativas. Para esse dia eu devo confirmar a presença de um participante da ecovila Terra Una e de uma cooperativa de produtoras de pão de Duque de Caxias. Decidimos deixar em aberto se a programação deveria ser invertida (deixando para o dia 28/11 a assembléia prevista para o dia 21) ou modificada (ficando três P&N em sequência, devido à proximidade com a assembléia final), para ser discutido ao longo dos próximos encontros a necessidade de duas assembléias tão próximas (uma no dia 28/11 e outra no dia 12/12).

3 pensamentos sobre “Aula do dia 24.10.2013

  1. Gente, fiquei de fazer o contato e está confirmado um militante da Frente Independente Popular! Ele disse que vai tentar agregar algumas outras pessoas pro debate também.
    Abraços e até lá!

  2. Que tal a gente ir inserindo aqui os textos que pretendemos apresentar? Assim evitamos que muitas pessoas se dediquem a um texto só e fica mais interessante a troca entre eles.

Deixe um comentário